sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Perfil dos alimentos processados

A ANVISA A Agência Nacional de Vigilância Sanitária anunciou na última quinta-feira (18) o estudo "Perfil Nutricional dos Alimentos Processados". O levantamento verificou a quantidade de sódio, gordura saturada, gordura trans e açúcares em mais de 20 categorias de alimentos industrializados.
Segundo a Gerente Geral de Alimentos, Denise de Oliveira, o estudo monitorou os alimentos de maior consumo, principalmente pelo público infantil. A especialista justificou a escolha citando dados do IBGE que mostram o aumento de peso das crianças brasileiras. Em 2009, uma em cada três crianças, na faixa de 5 a 9 anos, estava com sobrepeso, sendo que a obesidade atingiu 16,6% dos meninos e 11,8% das meninas.
 Entre os alimentos pesquisados, o macarrão instantâneo apresentou a maior quantidade de sódio. Algumas marcas têm mais que o dobro da quantidade máxima do mineral recomendada para o consumo diário. A variação de sódio entre as marcas também é grande, chegando a 7,5 nos macarrões instantâneos e a 7,2 nos temperos.
De acordo com o levantamento, a quantidade de sódio encontrado na batata palha pode variar em até 14 vezes de marca para marca. Já nos salgadinhos de milho, essa diferença chega a 12,5.
Para a presidente da Anvisa, Maria Cecília Brito, essa oscilação mostra que a indústria brasileira tem possibilidade de produzir alimentos com menores teores de sódio. "Esperamos que com o comunicado de risco, a população entenda que existem opções de alimentos mais saudáveis. Para isso, basta que as pessoas olhem os rótulos", recomenda.

  • Gorduras



     Na análise das gorduras saturadas, muitas marcas de alimentos apresentaram teores superiores à média encontrada na respectiva categoria.  Na análise das batatas fritas, 17 das 28 marcas analisadas estavam com teores de gordura saturada acima da média. Nas batatas palhas, 55% das marcas analisadas estavam com teores de gorduras saturadas com valores superiores à média desse nutriente para o respectivo produto. Já nos salgadinhos de milho, o maior valor encontrado de gordura saturada (2,6g/25g) foi dez vezes maior que o valor mínimo (0,25g/25g).



  •   Açúcar


     Para medir a variação no teor de açúcar, a Agência analisou os refrigerantes de cola e guaraná, os sucos e os néctares (bebidas com concentração de polpa de fruta entre 20 e 30%). Na análise dos refrigerantes, foi encontrada uma diferença de 1 ponto. Para os sucos, a pesquisa indicou menor quantidade de açúcar nas amostras de suco de manga (9,8g/100ml) e maior quantidade no suco de uva (14,5 g/100 ml). Nos néctares, os menores índices foram encontrados nos sabores de laranja, maçã e pêssego com uma média em torno de 11g/100ml, contra os 14g/100ml encontrados nos néctares de uva. 


Ps: música do dia O que se leva da vida é a vida que levaa..(Túlio dek) 


 

Um comentário:

  1. Achei seu blog liindo.. só não encontrei o link para te seguir!!
    Me segue lá no Chá das Cinco!!

    ;]

    ResponderExcluir