segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O que sabemos sobre as fibras

Há muitos anos atrás, eram consideradas uma fração inaproveitável da dieta. Isto porque elas passam pelo trato digestivo sem sofrer metabolização, ou seja, saem da mesma forma que entram, assim, consideravam que elas "não tinham fins nutricionais". Bacana isso não é?
Pois atualmente já se sabe que as causas de muitas doenças estão relacionadas à baixa ingestão de fibras.

Doenças como:
Hipertensão, pertubações cérebro-vasculares, obesidade, hemorróidas, colite ulcerativas, diverticulites, câncer do intestino, colesterolemia, artrite rematóide, etc...

Definição:
Considera-se fração fibra dieta, o conjunto de componentes de alimentos vegetais que resistem a hidrólise (quebra pela enzimas do sistema digestivo). Tais residuos alimentares não digeridos e absorvidos não apresentam valor calórico, passam para as fezes, nas quais, não são encontrados quantitativamente, em consequência de eventual fermentação e degradação no intestino grosso.


Utilização das fribras:
As fibras são utilizadas na proteção contra o desenvolvimento das doenças já citadas acima, também são importantes no tratamento da constipação. Elas contribuem para reduzir o valor calórico da dieta, diminui o ritmo da digestão alimentar e induzir saciedade.
A fibra tem a capacidade de absorver líquidos, formar géis e ligar substâncias entre si (absorção). Pela absorção de líquidos e aumento da matéria do bolo fecal. Pela redução do tempo de contato da matéria fecal com a mucosa intestinal, a fibra reduz a incidência do câncer do cólon, os elementos carcinogênicos existentes nas fezes são expelidos do organismo, antes que possam atuar sobre as células. A fibra pode associar-se ao colesterol e, dessa forma, remove-lo do organismo.

Como posso aumentar o conteúdo de Fibra da Dieta?

  1. Substituir o pão branco (aquele francês/de sal) pelo pão integral;
  2. Aumentar o consumo de frutas com casca;
  3. Ingerir maio quantidade de vegetais crus;
  4. Substituir refrigerantes por suco de frutas;
  5. Incluir nas refeições grãos e leguminosas;
  6. Utilizar cereais e derivados integrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário