sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Sexta-Feira a DIVA da Semana


Ta pensando em sair hoje? ou viajar no find semana prolongado? Sabe-se que esses dias de sol e folga = a muita bebedeira. Então o que fazer para não ter ressaca?

Por que temos ressaca?
A ressaca é a intoxicação do nosso corpo pelo álcool.
Os sintomas representam a agressão sofrida em várias áreas do nosso organismo, como estômago e cérebro.
Outro efeito importante do excesso de álcool é a desidratação que aumenta os efeitos da ressaca sobre os órgãos do corpo.

Misturar bebidas (destilados com fermentados) piora a ressaca?
O que acontece quando se mistura os dois tipos de bebida é que fica mais fácil perder a noção de quanto de álcool já foi bebido. As bebidas destiladas tem um teor maior de álcool.

Existe bebida melhor que outra pra não ter ressaca? (destilados dão menos que vinho, que dão menos que bebidas doce, com leite condensado, por exemplo)
 As bebidas atingem os órgãos do corpo de forma diferente, o estômago por exemplo pode sofrer mais com uma doce do que com uma bebida pura, mas depende de cada um.

Quanto mais constantemente se bebe, menos ressaca se tem?(Exemplo:  quem bebe todo dia, acaba se acostumando?)
O álcool, após entrar no corpo precisa ser metabolizado, ou seja, transformado em outras substâncias no fígado. Existem variações entre as pessoas quanto a capacidade de processar o álcool. As pessoas que bebem constantemente são aquelas em que o corpo agüenta aquela carga de álcool sem reclamar muito.
Por que temos tanta vontade de comer coisas gordurosas na ressaca? E pode ou só piora?
O corpo pede a reposição de energia, a forma mais comum é a glicose que vem do açúcar.
Como a mucosa, o tecido que recobre o estômago, costuma estar irritado pelo excesso de álcool o ideal é evitar as comidas gordurosas.


Tomar uma colher de azeite antes de beber. Faz sentido?
A idéia seria evitar a absorção do álcool atarvés da formação de uma película de óleo com o azeite. Não tem efeito algum na prática.

Remédio pra dor de cabeça. Pode ou é pior pro coitado do fígado?
Essa é outra história comum. Para começar a dor de cabeça acontece pela intoxicação do cérebro com as substâncias nocivas produzidas pelo metabolismo do álcool que não puderam ser eliminadas a tempo.
O fígado, coitado, não tem nada a ver com isso. O sofrimento do fígado com o álcool acontece com o consumo excessivo durante muito tempo.

Isotônicos, água-de-coco, coca-cola. Tudo ajuda?
Se existe um segredo para diminuir o risco de ressaca é tomar muitos líquidos enquanto se bebe. O ideal seria um copo de água para cada copo de bebida alcoólica. Entre as bebidas da pergunta qualquer uma serve, desde que sem álcool.

Muita gente diz que funciona tomar um copinho de qualquer coisa alcoolica, assim que acordar, pra rebater. Porque dá a impressão de ter melhorado?
O álcool é um produto de destilação ou fermentação de carboidratos (açúcar) portanto uma dose de bebida alcoólica traz muita energia e pouca saúde.

“Suar o álcool: verdade ou mito?” Fazer exercício no dia seguinte à bebedeira ajuda a eliminar mais rápido o álcool do sangue ?
O exercício físico aumenta o metabolismo facilitando a eliminação das substâncias tóxicas do corpo. O problema está na possibilidade de se piorar a desidratação se a reposição de liquidos durante o exercício não for adequada.
 
Afinal, existe uma receita perfeita para não ter ressaca? E não vale “beber com moderação”
Não existe receita mágica.
Algumas dicas: Vá beber alimentado, isso diminui a velocidade de absorção do álcool podendo adiar a intoxicação se você passar do ponto. Se puder tome liquidos não-álcoolicos durante o tempo em que estiver bebendo.

Boa sorte e se beber não dirija.

 Ou seja, a receita mágica é: água, muita água. E reza das bravas! 
Bom final de semana pra vocês!! 
Beba com moderação.


     

Nenhum comentário:

Postar um comentário