quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Alimentos na Menopausa



'Menopausa' essa palavra é um pouco temida por nós mulheres que não chegamos ainda a essa fase, e tão bem acolhida naquelas que  cairam a fundo e não se sentiram intimidadas. O lado bom que acabou a TPM e
pra quem já chegou la e pra quem ta chegando é bom lembrar que, em todas as fases das nossas vidas temos que cuidarmos do nosso corpo, mente e alma. Afinal as mudanças são evidentes e aquele calor, surtos de mau humor, dificuldade pra dormir e o envelhecimento da pele que torna mais claro agora. 
Sendo assim deve-se procurar dar atenção  na alimentação. Vamos la ver quais os alimentos ideiais para essa fase da vida...Estou aqui pra isso!!!


  • Cálcio
Na idade da menopausa deve-se ainda precaver-se contra a osteoporose, doença em que os ossos começam a ficar mais fracos e os riscos de fraturas se tornam mais comuns. Nesses casos, o indicado é ingerir boas fontes de cálcio, como leite e derivados, sardinhas, mariscos, ostras, repolho crespo, folhas de nabo, folhas de mostarda e brócolis; além de praticar exercícios físicos, para deixar os ossos mais resistentes. Evitar cafeína em excesso pois esta prejudica a absorção do mineral e estimula a saída de cálcio dos ossos. O álcool e a nicotina também dificultam a renovação das células ósseas.  Muitas mulheres na menopausa, especialmente aquelas que iniciam reposição hormonal, tendem a apresentar retenção hídrica. Para minimizar o problema é importante restringir o consumo de sódio: reduzir sal de cozinha e alimentos ricos em sódio como embutidos, defumados, enlatados, conservas, temperos, sopas e pratos prontos com glutamato monossódico. 

  • Sódio
Muitas mulheres na menopausa, especialmente aquelas que iniciam reposição hormonal, tendem a apresentar retenção hídrica. Para minimizar o problema é importante restringir o consumo de sódio: reduzir sal de cozinha e alimentos ricos em sódio como embutidos, defumados, enlatados, conservas, temperos, sopas e pratos prontos com glutamato monossódico.

  • Antioxidantes
Antioxidantes são substâncias capazes de defender o organismo dos radicais livres (elementos que aceleram o envelhecimento),como os ricos em Vitamina C (frutas cítricas, tomate, pimentão), betacaroteno (folhas verde-escuras, vegetais alaranjados/ vermelhos como cenoura, mamão, abóbora, beterraba, tomate, melancia), Vitamina E (óleos vegetais, frutas oleaginosas), zinco (carne, ostras, leite, cereais integrais), selênio (peixes, frutos do mar, cereais integrais) e manganês (frutas oleaginosas, como nozes, castanhas, pistache, amêndoas).

  • Soja e Linhaça
A ingestão de soja e linhaça demonstrou em mulheres pós-menopausa um estímulo do estrogênio (aumentando tanto os níveis de estrogênio, quanto sua atividade).
Boas fontes de soja encontramos em: soja, proteína de soja, texturizada, tofu, leite de soja, mas não no molho de soja , nem óleo de soja

E claro esse detalhe não poderia faltar:
Mudanças de estilo de vida
* Procurar formas de lazer e de descontração, técnicas de relaxamento em lugar de buscar alimentos ou elementos nocivos (álcool, fumo) para tanto. Procurar fazer refeições nos horários e quando estiver com fome e não com vontade de comer para suprir problema psicológico.
* Colocar horários mais ou menos fixos para todas as refeições; tentando cortar o hábito quase automático e involuntário de beliscar nos momentos de instabilidade emocional. Procurar fazer refeições nos momentos da fome e não da vontade de comer ( a vontade de comer é a vontade de suprir problemas emocionais).
* Tentar obter prazer e a sensação de bem estar mastigando devagar os alimentos em ambiente tranqüilo, sem outras distrações (televisão, leituras, etc.).
* O exercício físico propicia a manutenção de massa muscular e evita o ganho de tecido adiposo, assim como também controla a ansiedade e stress devido à liberação de endorfinas (substância que oferece sensação de prazer, bem-estar, semelhante à serotonina que é liberada na presença de açúcar sanguíneo)
Por fim, percebe-se que na menopausa é imprescindível adotar uma dieta de maior valor nutritivo com menor valor calórico que o hábito usual anterior, a fim de fornecer o aporte de energia, proteínas, vitaminas e minerais necessários para promover bem estar físico, psíquico.



Um comentário:

  1. NUTRIÇÃO DA PELE MADURA COM EFEITO CLAREADOR – COM LUXO E EFICÁCIA -

    Conheço o sofisticado creme HELIXIENCE CREME de cuidados globais para o rosto com efeito clareador para peles maduras com rugas e / ou com sinais de hiperpigmentação

    Ele contem nanocápsulas de flavonoides de frutas cítricas que inibem a síntese de melanina, diminuindo a hiperpigmentação.assim como ativos com ação hidratante, Antiinflamatória e anti-edematosa. Contem silanol com ação refirmadora, acido marunico com efeito quelador e Algisuim C com efeito anti-glicolização.

    E um dos lideres de mercado de institutos na França simplesmente glamouroso como a origem dele, produzido em MÔNACO, NA RIVIEIRA FRANCESA .


    ELE É TAMBÉM PRESCRITO POR DERMATOLOGISTAS.


    ESTUDOS DE EFICACIA MENSURAVEL:

    Estudo 1 : período 6 horas
    Diminuição em 21% da taxa de peróxidos cutâneos

    Estudo 2 : período 60 dias
    Medições: 60% das voluntárias apresentaram clareamento da hiperpigmentação, medido por cromatômetro.
    Avaliações sensoriais: 100% das voluntárias julgaram sua pele 'mais bonita', 100% mais suave e macia, 90% mais lisa, 80% com manchas mais claras, 60% com diminuição do tamanho das manchas, e 40% que suas manchas desapareceram. A associação foi apreciada e bem tolerada por todas as voluntárias.

    consulte os sites ( são sites técnicos e não de venda):

    www.asepta.com ( da França )
    www.asepta.com.br ( no Brasil )

    a Época Cosméticos no Rio, Farmácia Iguatemi em São Paulo e outros têm esses produtos à venda inclusive pela internet. (saisdaterra, dermatan, dermexpress, pharmaweb,... )

    espero ter contribuído de alguma forma

    ResponderExcluir