quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Efeito Sanfona


Muitos já devem ter ouvido muito essa frase 'Efeito Sanfona' o famoso emagrece-engorda-emagrece-engorda. Que causa muitos danos à saúde e também provoca celulite, estrias e envelhecimento da pele.

A oscilação de peso igual ou maior que quatro quilos é chamado de efeito sanfona. “Uma vez que você atinge um determinado peso, ele não quer deixar de sair, então o organismo tenta ao máximo voltar para aquilo.

Você mesmo já deve ter passado anos fazendo aquelas  dietas malucas que os amigos, vizinhos e conhecidos ensinaram, até perdeu os quilinhos indesejados, mas, quando parava em uma semana ganhava tudo novamente.

Agora entenda um pouco como o nosso corpo reage a estas mudanças constantes e saiba o que fazer para manter o peso:
Não é só impressão. As células gordurosas produzem a leptina, hormônio que informa ao cérebro que os estoques de gordura estão preenchidos. Quando há uma perda de peso significativa os níveis de leptina diminuem e o cérebro entende que é preciso comer mais para repor a quantidade de gordura no organismo. 
Nas dietas muito radicais o estômago também produz mais grelina, o hormônio da fome.
O organismo precisa de um tempo para se acostumar com o novo peso, em média um mês para cada quilo perdido, então, nunca abandone a dieta radicalmente logo que alcançar o peso ideal.

A pele sofre muito com isto, porque esta distensão e a recuperação daquela forma esticada vai causando estrias, dificuldades de circulação e o aspecto da pele piora causando um aspecto de envelhecimento precoce.

Confira os dez mandamentos que evitam o efeito sanfona: 

  1.  Não deixe sua dieta ficar igual por mais de 40 dias. Isso atrapalha a aceleração do metabolismo.
  2. Troque as frutas da dieta pelo menos quatro vezes na semana. As frutas trazem vitaminas que auxiliam na queima eficaz de gordura.
  3. Troque as verduras da dieta pelo menos quatro vezes na semana. Os minerais das verduras são importantes para ativar o metabolismo.
  4. Beber sempre pelo menos dois litros de água por dia. Diminuir a ingestão de água provoca a redução da eficiência da queima de gordura.
  5. Observe seu sono. Um bom sono auxilia o organismo a queimar gordura.
  6. Mude a forma como você faz atividade física. A monotonia no estímulo físico atrasa sua queima de gordura.
  7. Controle seus níveis de estresse. O hormônio do estresse aumenta a gordura abdominal.
  8. Não cometa mais do que um dia de erro na dieta. O organismo consegue lidar com excessos calóricos por um dia, mais do que isso ele volta a ficar preguiçoso.
  9. Não deixe de trocar os refrigerantes por sucos ou água. Refrigerantes ajudam a reduzir o cálcio do organismo e o cálcio é importante no emagrecimento.
  10. Continue evitando beliscar guloseimas sempre. Cair em tentação pode aumentar a produção de gordura no corpo em apenas sete dias.



Ps: a partir de agora vou indicar sempre uma música banaca e a de hoje é: Empire State of mind (Jay-Z feat Alicia Keys)

Nenhum comentário:

Postar um comentário