terça-feira, 23 de novembro de 2010

Ômega-3


Alimento funcional é aquele alimento ou ingrediente que além de possuir todas as funções nutricionais básicas, produz também efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, devendo ser seguro para o consumo sem precisar de uma supervisão médica. A eficácia e a segurança do consumo desses alimentos deve sempre ser asseguradas por estudos científicos.
Desta vez vamos falar do Omega-3 com a depressão. Segundo um artigo publicado na revista Biological Psychiatry, por um grupo do departamento de psiquiatria da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, foi constatado que o Omega 3 é um dos nutrientes que ajuda a reduzir os sintomas relacionados a depressão .
Esta função do Omega-3 está ligada a ação deste nutriente nos neurônios, que são as nossas células nervosas. Segundo o especialista Silvio Laganá, "O Omega-3 faz com que a membrana celular que reveste os neurônios tenha fluidez, ela não deixa endurecer essa membrana. No caso das gorduras saturadas ( da carne, do leite e dos queijos), ela favorece o endurecimento dessa membrana, o que não é bom pois ela vai dificultar a passagem de informação através do neurotransmissor, que fica bloqueada, e isso pode favorecer a depressão, explica o especialista".
Segundo um estudo de revisão conduzido pela Universidade de Sidney que analisou a literatura relacionando depressão e manipulação dietética para aliviar os sintomas. A conclusão desta revisão é que o Omega-3 é a maior esperança de suporte nutricional direcionado para melhorar os sintomas da depressão.
"A revisão de dados epidemiológicos aponta para o fato de existir uma ligação entre depressão e consumo de peixe, sendo esta não causal e sim que o óleo de peixe pode proteger em relação à mesma", citou uma das autoras, Dianne Volker, do Departamento de Psicologia da Universidade de Sidney.
A revisão foi publicada no mês de novembro pelo Dieticians Association of Australian's Nutrition and Nutrition Journal,tendo sido analisados artigos do mundo todo e contando com 103 fontes.
Principais Fontes de Ômega 3:
*Peixes oleosos de água fria (atum, arenque, sardinha, cavala e salmão); *Óleo de Canola; *Óleo de Soja; *Azeite;*Rúcula; *Espinafre; *Linhaça; *Sementes de Sálvia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário