quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Vamos de comida japonesa

A Comida japonesa ganha cada vez mais destaque no Brasil, os jovens vem sendo os maiores  consumidores dessa comida, pois são atraidos por seu sabor único e consideram uma alimentação saudavel, assim uma fonte de manter a boa forma. Pois se observarmos a população japonesa nota-se que obesidade é raro entre eles. Sabiamente os japoneses transformaram as refeições em um momento mágico!!! Há uma preocupação tremenda com a estética e com o sabor dos alimentos, e seus pratos são servidos com cores e formas variadas, além de manter uma hormonia entre o sabor natural e a energia de cada ingrediente.

O PEIXE CRU virou símbolo dessa culinária o SALMÃO e o ATUM, não podem faltar na mesa de um delicioso jantar japones. Rico em proteínas de fácil digestão, os peixes oferecem aminoácidos essenciais, aqueles que o nosso organismo precisa e não consegue produzir, além de serem ricos em ácidos graxos poliinsaturados, conhecidos como ÔMEGA3, e em minerais como cálcio, sódio, potássio, fosfóro, ferro e zinco.
A SOJA amplamente utilizanda na preparação do TOFU e do MISSÔ, e uma fonte de proteínas e ácidos graxos poliinsaturados, além de fornecer minerais e vitaminas do complexo B.
O ARROZ não podemos esquece-lo dele afinal a sua contribuição é que supre nossas necessidades de carboidratos, essencial para qualquer dieta.
ALGAS o CHÁ-VERDE e do SHITAKE, fontes naturais de substâncias antioxidante e impede a proliferação de células cancerígenas.
GENGIBRE utilizado para tempero, age como antibiótico, antiinflamátorio e possui forte atividade (que combate o envelhecimento das células).
COGUMELOS tem ácidos glutamicos, que auxiliam o sistem imunológico.
      
Sem falar nos legumes que geralmente são pouco cozido (al dente) para preservar o sabor carcterístico e isto contribui para garantir a textura das fibras, a cor e os nutrientes desses ingredientes.




Chega de elogios afinal tudo na vida tem seu lado positivo e negativo, a
comida japonesa não poderia ficar de fora. E deve ser evitados as tradicionais frituras, presentes por exemplo nos TEMPURAS e HOT FILADELFIA, KATSU, TONKATSU. Um dos vilões dessa história é o molho de soja conhecido com o SHOYO pois, consumido em excesso e responsável por aumentar as calorias do prato, pois possui açúcar em sua constituição e claro pelo alto excesso de sódio, tornando um perigo para os diabéticos e hipertensos. A dica é utilizar o LIGHT!!!
Ah, claro o SALMÃO tem sim seus benefícios só que possui um elevado teor calórico e deve ser consumido com moderação. Viu gente!! Além do que podem ser hospedeiros intermédiarios de um verme parasita semelhante a Taeni Solium, encontrada em carnes de porco. Esse parasita, que pode esta presente em peixes crus, causa má infecção denominada difilobotriase com sintomas que vão desde distensão e cólicas abdominais a diarréias e anemia grave.

Mais calma não precisa também ficar tão preocupados, pois indico que observe a coloração e o cheiro dos peixes;certifique-se que estejam frescos e mantidos sob refrigeração até a hora da preparação; verifique se o ''sushi man'' usa toca de cabelo, esta com unhas aparadas e limpas, barba feita e uniforme impecavél; e se possivel conheça a cozinha do local.


Para facilitar mais a vida de vocês fiz essa tabela que vai te ajudar na hora da escolha:



Para ter equilibrio em sua dieta, saboreie a culinária japonesa no máximo duas vezes por semana, pois ela é deficiente em ferro.

2 comentários:

  1. E pra quem come todo dia?
    Tem algum problema?

    ResponderExcluir
  2. Então Luna, o problema é que esse tipo de alimentação é deficiente em ferro, então você precisa balancear semanalmente com carnes vermelhas!!

    ResponderExcluir