terça-feira, 31 de agosto de 2010

Ontem e Hoje

Em 1939 foi criado o primeiro curso de Nutrição do país, na Faculdade de Higiene e Saúde  e depois inseridos no mercado de formação em nutrição humana, cada vez mais multidisciplinar e completa. Com isso, foi capacitado a cumprir seu papel de contribuir para a prática da alimentação saudável, uma das armas mais poderosas para prevenir e combater diversas  doenças e agravos não-trasmissíveis, responsáveis por elevados custos sociais e econômicos na saúde pública.
Ao longo desses anos o curso de nutrição tem se expandido e aumentado o campo de atuação em todo o Brasil, desde quando foi regulamentada, em 1967.
Hoje a área de atuação do nutricionista cresce com a compreensão da importância desse profissional, podendo atuar em diversas áreas.

veja a Tabela:
Pesquisa pelo CRN que apontou as áreas mais atuantes!!!

E hoje podemos contar com cada vez mais espaços na área de marketing em alimentação e nutrição, ensino, bancos de leite humano, em transplantes de células-troco, em instituições de atendimento ao idoso e em atendimentos domiciliares a famílias que buscam se alimentar de forma adequada. Sem falar dos novos campos que foram conquistados, a partir da inserção do profissional nos recém-criados núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e da obrigatoriedade de que os planos de sáude oferecem consultas com os nutricionistas, aprovada pela Agência de Saúde Suplementar (ANS).

Com todo esse avanço na inserção do profissional em diversos campos da saúde no Brasil faz parte  de uma nova perspectiva sobre a promoção da vida saudável, na qual a alimentação adequada exerce papel essencial, juntamente com a atividade fisica. Essa visão contribui para que a população busque cada vez mais acompanhamento nutricional.

Para comemorar O DIA do NUTRICIONISTA cabe a este profissional analisar se tem cumprido o papel de colaborar com a saúde da população no geral. Pois o futuro oferece ainda mais oportunidades e desafios para enfrentar o dia-a-dia, com questões que impõem atualmente como: segurança alimentar e nutricional, diante dos altos preços dos alimentos, os distúrbios alimentares enfretados pelos jovens, entre outros.
PARABÉNS NUTRICIONISTAS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário