terça-feira, 10 de agosto de 2010

10 coisas que você precisa saber sobre #CALORIAS





Quando falamos em emagrecer uma das primeiras coisas que pensamos é somar e cortar essas calorias, sem saber que elas são sim importantes na hora da dieta. É fundamental  conhece-las um pouquinho e  entender que não comemos apenas calorias e sim, alimentos que agem conjuntamente para melhorar ou piorar a saúde. 

  1. O que é Caloria?
é a medida da energia fornecida pelos alimentos ao organismo, ou seja é a unidade de energia. Sendo assim o número de calorias de um item corresponde à quantidade de energia que este nos dá. Vale lembrar que nosso corpo precisa de energia para tudo: desde prover o metabolismo basal, responsável pela manutenção das funções vitais em estado de repouso (tais como a respiração, o batimento do coração, a temperatura corporal, o crescimento do cabelo e a renovação dos tecidos), até possibilitar qualquer atividade física e intelectual.

  1. Em todos os alimentos existe calorias?

Sim, porque todos fornecem energia. Somente nutrientes como vitaminas, minerais e fibras e a água não contêm calorias. Se dividirmos os alimentos em grupos, veremos que cada grama de proteína e de carboidrato possui 4 calorias. A mesma quantidade de álcool tem 7 calorias e um grama de gordura tem 9 calorias.



  1. Basta comer menos calorias que emagrece?

Não. O Ato de emagrecer pode ser considerada como uma conta matemática, no qual  é preciso gastar mais calorias do que se consome. O ideal é diminuir a ingestão com dieta e aumentar o gasto com mais exercício. Afinal de contas a atividade física, além de contribuir para a perda de peso, ajuda a manter a boa forma.

  1. Qual o menor nível de calorias que se pode consumir por dia?

Os níveis de calóricos diários, so um profissional especifico para avaliar adequadamente, pois deve levar em conta as necessidades individuais de cada um. No geral recomenda-se um consumo mínimo que varia entre 1.000 e 1.200.

  1. Como sabemos qual é a necessidade diária de energia de seu corpo?

Cada indivíduo gasta uma certa quantidade de energia básica, mais a energia extra para atividades físicas.
Gasto energético básico:
Para cada kg de peso são necessários 1,3 kcal para cada hora. (ex: um atleta pesando 65kg precisaria 1,3 x 24 horas x 65 kg por dia, ou 2028 kcal)

Gasto energético extra:
Para cada hora de treino são necessários em média 8,5 kcal para cada kg de peso. ( ex. : um atleta pesando 65kg treinando 2 horas, necessitaria de 8, 5 x 2 horas x 65 kg = 1105 calorias extras em sua dieta diária)
Este atleta de 65Kg treinando 2 horas por dia necessita de uma ingestão calórica de aproximadamente de 3.133 kcal para suprir suas necessidades diárias de energia.
(Nota: 1.000 caloria = 1 Kcal)
            Valor calórico Carboidratos - 4 kcal,
            Lipídeos - 9 kcal
            Proteínas - 4 kcal




  1. Calorias provenientes de gorduras engordam mais do que as outras?
 
Sim, porque há diferenças no seu processamento pelo organismo. Quando 100 calorias oriundas    de uma porção de manteiga entram em nosso corpo, apenas 3% são queimadas no mecanismo que as transformam em depósito de gordura. Já com o equivalente de carboidratos ou proteínas, o organismo vai usar   23% das calorias na conversão, resultando em um estoque menor.


  1. Diferença entre calorias chamadas de  ocultas e as calorias vazias?

As ocultas são as que estão sendo embutidas em pratos sem que se sabia, como uma porção de legumes de ficar altamente calórica se forem refolgadas com manteiga. Ou o arroz cozido na banha ao em vez do oleo vegetal.O ideal é saber como é preparado cada alimento. Já as calórias vazias são as que estão sendo fornecidas por alimentos apenas calóricos sem nenhum nutriente.Como refrigerantes, que não contém sais minerais nem vitaminas.

  1. Numa dieta de 1.000 calorias, tanto faz se elas vêm do chocolate ou do arroz com feijão?

Uma ingestão diária pode sim emagrecer, mesmo não sendo saudável. Pórem nada se compara a uma dieta equilibrada e variada, que garanta o fornecimento de todos os nutrientes essenciais para saúde. Cuidado que doces em geral são pobres em fibras e ricos em gorduras e açúcar, o que significa pouca saciedade. Ou seja em um curto intervalo de tempo, o impulso de comer retorna forte e o regime acaba indo por água abaixo.

  1. Calorias ingeridas a noite tem o mesmo processo daquelas consumidas durante o dia?                                                                                                 
Até então não há estudos que comprovem que não se deve consumir caboidratos a noite, o recomendado é diminuir apenas o consumo, já que o corpo vai passar por um estado de repouso durante o sono. Variando do desempenho de cada um, pois quem faz atividades físicas a noite precisa sim desse suporte alimentar. Claro que na hora de escolher o carboidrato dê preferência as versões integrais, são mais saudáveis e garantem a saciedade por mais tempo.

  1. Alimentos diet e light são menos calóricos?

Não se engane, os produtos diet é sem adição de açúcar elaborados para diabéticos. Acontece que quando se substitui o açúcar por adoçante fica menos calórico, sendo assim para tudo existe exceções , o chocolate diet ele mesmo pode ser menos ou mais calóricos quanto os outros, pois contém mais gordura para compensar a diferença de sabor. No caso do  os alimentos light precisam ter seu valor calórico reduzido em 25% em relação ao produto comum, e normalmente o nivél de sódio é elevado não compensa.



Enfim não basta escolher alimentos menos calóricos e sim os mais naturais que já possuem nutrientes que por si só auxiliam na sua metabolização e que cumprem funções benéficas no organismo. Como na escolha de:  1 de copo Coca-cola Zero (0 kcal)  ou 1 copo de suco de abacaxi (100 Kcal).
Na escolha do refrigerante acima, apesar de não possuir calorias, pode contribuir para uma azia e má digestão devido a sua acidez, tendo quantidades altas de aspartame, ciclamato de sódio e aditivos químicos que podem intoxicar o organismo, além do seu teor de sódio, que pode contribuir para hipertensão. 
No caso do suco de abacaxi além de possuir vitaminas, minerais e enzimas digestivas que contribuirão para o metabolismo dos nutrientes e para a excreção de toxinas presentes no corpo, possui fibras que auxiliam no bom funcionamento intestinal.


Fiquem atentos na sua escolha!!!

2 comentários:

  1. Nossa realmente temos que dar menos importancias as calorias se ela vem de alimentos q contenha nutrientes e um suporte maior a nossa saude.

    ResponderExcluir
  2. Bom post. Importante essa obs!

    ResponderExcluir