segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Alimentação Complementar

Ola, depois de alguns dias sem postar e acumulando ideias para um novo post, cheguei a conclusão que vou dedicar-lo para todas as mães de primeira viagem, que estão em apuros com as primeiras alimentações complementares de seus pimpolhos.
Já que  a alimentação da criança desde o nascimento e nos primeiros anos de vida tem repercussões ao longo de toda a vida do individuo. Sabe-se que o aleitamento materno é um importante componente da alimentação. Só que o leite materno é capaz de nutrir adequadamente as crianças nos primeiros 6 meses de vida, sendo assim, a partir desse periódo deve ser complementado, pois nessa idade que a maioria das crianças atinge a um estágio de desenvolvimento geral e neurologico (mastigação, deglutição, digestão e excreção) que habilita a receber outros alimentos que não o leite materno.
Uma alimentação complementar adequada precisa unir alimentos rico em energia e micronutrientes (ferro, zinco, cálcio, vitamina A, vitamina C e folatos), sem contaminação (insentos de germes patogênicos, toxinas ou produtos químicos prejudiciais), sem muito sal ou codimentos, de fácil consumo e de boa aceitação pela criança, em quantidade apropiada, fáceis de preparar a partir dos alimentos usado por toda familia.


Veja algumas dicas de como iniciar:


Dos 6 a 7 meses

-Introduzir de forma lenta e gradual, outros alimentos mantendo o leite materno até os 2 anos de idade;
-Importante introduzir água nos intervalos das refeições;
-Oferecer os alimentos (cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas e legumes) 3 vezes ao dia, se a criança recebe leite materno, e 5 vezes se estiver desmamada;
Dica:
  1. Aleitamento materno
  2. 1 papa  de frutas no meio  da manhã
  3. 1 papa salgada no final da manhã
  4. 1 papa salgada no meio da tarde
*A papa salgada para crianças nessa faixa etária pode ser somente o legume ou o cereal cozido e amassado com o garfo, e claro não há necessidade de salgar a papa.

Dos 8 meses 

-Substituir a papa de frutas do meio da tarde por papa salgada;

Dos 12 meses

Dica:
  1. Aleitamento materno
  2. 1 papa  de frutas no meio  da manhã
  3. 1 papa salgada no final da manhã
  4. 1 papa salgada no final da tarde
  5. + 2 lanches: fruta ou mingau de prato
Saiba que:  

  • No inicio da alimentação complementar, alimentos devem ser oferecidos separadamente, para que a criança aprenda a identificar as suas cores e sabores. 
  • Colocar as porções de cada alimento no prato, sem misturá-los. A alimentação complementar deve ser oferecida sem rigidez de horários, respeitando-se sempre a vontadeda criança.
  • Deve ser oferecido de colher; começar com consistência pastosa (papas/purês) e, gradativamente (alimentos de transição) aumentar a consistência até chegar à alimentação de um adulto;
  • Para crianças com pouco apetite é importante oferecer um volume menor de alimentos por refeição e aumentar a o fracionamento das mesmas;
Clique  aqui:
*Cozinhar bem todos os alimentos(de preferência no vapor, ou na pressão, e com a casca);    Amassar com o garfo; não liquidificar e não passar na peneira; a papa deve ser consistente, 
                     em forma de purê grosso.
              

Alimentos controlados ou contra-indicados
-Cereais integrais: diminui a digestibilidade;
-Leguminosas: retirar a cascas do feijão (dar o caldo);
-Carnes: porco, peixes e mariscos risco de contaminação e alérgias;
-Ovo: clara
-Hortaliças: beterraba, espinafre e rabanete- com o controle até o 12º mês;
-Frutas: tomate e morango- contaminação por agrotóxicos;
-Sal: pequenas quantidades;
-alimentos de díficil mastigação-deglutição-digestão: crus, frituras, milho, frutas c/ semente;
-Alimentos potêncialmente alergênicos: leite de vaca fresco, amendoim, chocolate;
-Alimentos com risco de contaminação: enlatados, embutidos, mel (Clostridium botulinum);
-Açúçares: refinado- calorias vazias cáries, mascavo- sacarose evitar até os 2 anos de idade e Mel- Botulismo;
Chás e café: Tanino, polifenóis, caféina, vazias e corantes;


*Lembrando mamães é importante levar seus filhotes com frenquência ao Pediatra e seguir todas as recomendações e claro não é cedo para levar seu filho ao Nutricionista, pois os hábitos saudáveis se cutiva de cedo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário