terça-feira, 29 de março de 2011

Omelete

O ovo é um alimento que pode ser consumido cozido, mexido e frito, além de fazer parte de preparações de suflês, purês, pudins, bolos etc. São ricos em proteinas de alto valor biológico, vitaminas e minerais, rico em colina, nutriente importante para o funcionamento do sistema nervoso.
Entretanto seu consumo não pode ser exagerado já que a gema é rica em colesterol, composto relacionado ao aumento da incidência de ataques cardíacos, juntamente com outros fatores de risco como consumo excessivo de gordura saturada e/ou trans, tabagismo, obesidade, diabetes e sedentarismo.
O consumo de ovos no Brasil é relativamente baixo, 129 ovos/ano comparado a outros países como: México- 342 ovos/ano; Japão e China 330 e 300 ovos/ano, respectivamente.
Houve uma época entre a década de 80 e 90 que o consumo de ovos foi banida dos 'cardápios saudaveis', devidos a notícias que afirmavam que o seu consumo teria uma forte relação com o aumento das chances de desenvolvimento de doenças isquêmicas do coração.
Deve-se ressaltar que as doenças do coração não esta apenas relacionadas somente aos hábitos alimentares, mas também ao sedentarismo, hábito de fumar, história familiar, obesidade, hipertensão e diabetes.
Grandes estudos vem sendo realizado ao longo dos anos, a Universidade Estadual do Kansas, comprovou que o fosfolipídio do ovo interfere na absorção do colesterol, reduzindo notadamente sua captação pelo intestino.

De acordo com um estudo publicado no Am. Journal of clinical Nutrition, homens, com idade de 40 e 85  anos, que consumiam 7 ou mais ovos por semana aumentaram sua chance de morrer em 23%. A pesquisa foi realizada com 21.327 médicos americanos e mostrou que os profissionais que consumiram mais ovos eram mais gordos, mas propensos a bebidas alcoólicas e menos propensas a atividade física. Todos esses fatores contribuem para as doenças cardiovasculares e, após o ajuste estatístico para sexo, idade tabagismo atividade física, verificou que durante o estudo dentre os 1.550 médicos que infartaram, os 1.342 que tiveram derrames e os 5.159 que foram a óbito o risco foi maior nos indivíduos que relataram ingestão de ovos superior a 7 unidades por semana principalmente entre diabéticos.
Porém ingestão baixas ou esporádicas de ovos não aumentam o risco de morrer ou seja: assim como os outros alimentos os ovos não são bons nem ruins. Necessitam ser consumido moderadamente, equilibre sua dieta variando as fontes de proteína entre carnes vermelhas, peixes, aves e laticínios.

Vejam alguns pequenos truques de tornar o seu ovo delicioso e 'saudável'
Let’s talk about egg

2 comentários:

  1. Para saber mais sobre os ovos veja a aula: http://andreiat.googlepages.com/consumo_ovo.pdf

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom,podemos comer de tudo, sempre, basta termos bom senso e moderação

    ResponderExcluir