quarta-feira, 6 de abril de 2011

Mãe, quero miojô!!

Hoje em dia as crianças são condicionadas a consumir alimentos com alto teor de sódio, pois são absorvidas pelos comerciais de alimentos. Sem saber a quantidade de sódio apropriada para elas em um dia. 
O macarrão instantâneo foi o campeão entre 20 categorias de alimentos analisados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Independente da marca a pessoa ingere uma porção de 167% do sódio recomendado para o consumo diário.
A ANVISA comparou 12 marcas do produto e chegou a conclusão que algumas têm duas vezes mais que outras. Além do macarrão instantâneo, a batata frita e salgadinhos de milho também são alimentos industrializados com alto teor de sódio. A pesquisa também analisou a quantidade de gordura e açúcar presentes nos produtos.Na batata palha por exemplo, 55% das marcas analisadas apresentam quantidade de gordura saturada registrada acima do indicado. 
Claro que é conveniente fazer o 'miojo' do que preparar o macarrão de trigo, é mais rápido. Só que o macarrão instantâneo é pre-frito, por isso ainda tem um alto teor de gordura. Vamos la gente, se você comprar o macarrão de arroz cozinha em 8 minutos e nem demora muito. Aproveite e faça um molho de tomate natural com cenoura ralada ou outros legumes e tempere com pouquíssimo sal e muitas ervas (orégano, alho, cebola entre outros). Evitando viciar a criança com o sal, prevenindo de doenças como hipertensão e problemas cardiovasculares.
Leiam sempre os rótulos dos alimentos, além de comparar produtos parecidos e de marcas variadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário