quinta-feira, 9 de junho de 2011

Troca troca


Alimentação certa não significa evitar o que se adora comer ou viver em regime. A boa nutrição envolve conhecer comidas deliciosas que são ainda melhores para sua saúde. E é fácil dar um salto de qualidade na dieta substituído alimentos que já são saudáveis por outros que ofereçam ainda mais benefícios para sua saúde e performance na atividade física.
Confira 20 trocas que podem fazer sua alimentação diária impulsionar suas passadas.
1. Leite integral por leite desnatado
Garante  a entrada do cálcio aos ossos em uma quantidade de gordura. A bebida desnatada tem o mesmo teor de mineral, com a vantagem de ostentar menos ácidos graxos saturados.
O excesso desse tipo de gordura eleva os níveis de LDL, a fração ruim do colesterol.

2. Cereais açucarados por aveia
A fama da aveia de ser um dos cerais mais nutritivos do planeta tem espaço garantido no café da manhã. Seja na forma de floco ou de mingau. Sendo capaz de corta a gordura que sobra no sangue.
A aveia é fica em betaglucanas (fibras fermentadas no intestino capazes de regular síntese de colesterol). Além de aumentar o HDL, a fração boa do colesterol.

3. Pão Francês por pão integral 
A massa integral presenteia o organismo com boas doses de fibras, protegendo as artérias. Esse ingrediente serve de alimento a bactérias aliadas que moram  no intestino. Bem nutridas algumas delas produzem mais propionato (uma substância que tem tudo a ver com os níveis de gordura na circulação.

4. Queijo pelo tofu
Além de ser feito de soja, o tofu concentra o que o grão tem de melhor, proteínas e isoflavonas. A proteína da soja aumenta a atividade de receptores que colocam o LDL para dentro das células e inibe a principal enzima responsável pela produção do colesterol.

5. Oléo de soja e outros por azeite 
O ganho com essa troca se dar devido a combinação entre gorduras benéficas e antioxidantes que povam o oléo de oliva. Uma de suas vantagens é fornecer  doses generosas de ácidos graxos monoinsaturados. Eles não aumentam o LDL e ainda ajudam a erguer um pouco as taxas de HDL. 

6. Pizza de mussarela pela de vegetais 
Auxilia no serviço as vasos sanguíneos, diminuem a entrada de gordura saturada. Além de protagonizar o disparo de LDL, e um aumento no consumo de antioxidantes.

7. Salgadinhos por castanhas
O excesso de gorduras trans aumenta o LDL e contribui para um baixa no HDL. Apostar nas castanhas nos intervalos das principais refeições contribuem no depósito da gordura monoinsaturada. As oleaginosas são fontes de antioxidantes.

8. Bauru por peito de peru e queijo branco
O queijo prato e o presunto encontrados no bauru são redutos de gorduras saturadas e colesterol, o grande consumo é atribuído a grandes calorias. Experimente a troca.

9.  Camarão por peixe
Esse fruto do mar é carregado de ômega-3, e estudos relatam que o ômega diminui a captação de LDL pela parede das artérias, prevenindo as placas.

10. Picanha por lombo
Ambos não são mais gordo que o outro, depende do corte. Há peças bovinas com menos gordura saturada, no caso da alcatra e do filé mignon, e há aquelas parrudas como a picanha. Mais é comprovado que existe altas taxas de nutrientes nessa carne do que a do porco.

11.Manteiga por margarina
 Em contra partida das artérias saudáveis, a margarina leva vantagem, pois não conta com a gordura animal e o colesterol. E os fabricantes veem acrescentando componentes a sua fórmula para torna-las mais benéfica. Destaque para os fitosteróis, que facilitam a expulsão do colesterol pelas fezes.

12. Refrigerante por suco de uva
É na casca da uva que encontramos um parceiro do coração o resveratrol. Ele atua na redução do colesterol e tem efeito antioxidante. Ao impedir que as partículas de LDL se oxidem a substância evita indiretamente que elas grudem na parede do vaso.  Já os refrigerante com sua elevada quantidade de sódio, aumenta as chances de desenvolver hipertensão e doenças do coração.
13. Cebola branca por cebola roxa
As hortaliças com essa cor abrigam um pigmento que aplaca o colesterol, a antocianina (ela reduz consideravelmente a concentração de gordura no sangue. As substâncias inibe enzima que participa da síntese de colesterol no fígado, além de aumentar sua eliminação do organismo. Temos também morangos e cerejas que apresentam reserva de antocianina.

14. Molho branco por molho de tomate
Quem incentiva a escala de colesterol é o molho, e o branco apresenta um nível de gordura mais alto. Já que no preparo exige queijo, creme de leite aumenta os ácidos graxos saturados. Porém procure molho de tomate feito em casa e evita o uso da manteiga quando refolga-lo. Se o preparo for macarrão prefira os integrais.

15. Chocolate ao leite por meio amargo
Já que o chocolate é fundamental na alimentação pois se tornou amigo do sistema circulatório entre outras. O meio amargo possui menos gorduras saturadas que o branco e a versão ao leite. Sem falar que oferta catequinas (substância que ajuda a sequestrar o LDL e impedir sua oxidação. Observe sempre o rotulo pois amargo mesmo apresenta mais de 60% de cacau em sua composição.

16. Sal por ervas e alho
Bom pedida para preservar os vasos sanguíneos sem deixar a comida insossa em vez de exagera no sal. Abuse nesse ingredientes que evita a hipertensão, usando as ervas aromáticas além do alho. Devido as seus compostos para controlar o colesterol. Orégano, alecrim não poupa LDL, tornando ainda mais danoso para as artérias. Procure acrescenta-las nos últimos minutos do cozimento.

17. Frango com pele pelo frango sem pele
Retirar sempre a pele é fundamental, antes de levar ao fogo. Pois quando submetemos ao calor, a gordura saturada e o colesterol da pele conseguem se dissolver e penetrar na carne.

18. Pipoca de microondas pela pipoca de panela
É a melhor forma de controlar a quantidade de gordura no preparo, o industrializado não há como controlar. Essa versão carrega ácidos graxos e gorduras trans. E na panela pode-se usar um óleo mais saudável, como o de canola. Aproveitando as fibras do milho, deixando seu colesterol em paz.

19. Doces por frutas
Os doces costumam ter um teor maior de açúcar e calorias do que as frutas. A manteiga, o creme de leite o leite condensando que normalmente estão presentes, levam consigo ácidos graxos saturados, que alavancam as taxas de LDL.

20. Café expresso por café coado
Com a presença da cafeína no café estimula o metabolismo e ajuda a emagrece. Prefira o coador, devido aos filtros de pano ou papel que impedem a passagem das gorduras dos grãos, que podem elevar as taxas do mau colesterol (LDL) no sangue.

fonte: aqui 










  







Nenhum comentário:

Postar um comentário