quarta-feira, 8 de junho de 2011

FOME- OBESIDADE- DESPERDÍCIO


Não alimente esse problema


Este ano, a campanha nacional do Sistema CFN/CRN precisa de todo o seu apoio e envolvimento para combatermos um problema social: a fome, a obesidade e o desperdício de alimentos. No mundo existe 1 bilhão de pessoas passando fome e mais de 300 milhões de obesos, sendo que 5,65% destes estão no Brasil.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que, nas dez maiores capitais brasileiras, o cidadão consome 35 quilos de alimento ao ano, dois a menos do que o total que se jogo no lixo.
Esses fatos exigem do nutricionista um maior protagonismo no enfrentamento dessa realidade. A incorporação de práticas sustentáveis nos locais de trabalho, a orientação para a preferência dos gêneros alimentícios naturais ou minimamente processados, produzidos in loco regionalmente, bem como o fortalecimento de iniciativas que garantam o acesso à informação sobre a importância dos alimentos, da alimentação saudável e da Nutrição são algumas formas de participação.

O Brasil possui um amparo legal e um banco de dados significativos com relação à Alimentação e Nutrição. Dentre eles, o direito humano à alimentação adequada, que, se implantado de forma efetiva, contribuirá para a segurança alimentar da população. A orientação feita pelo nutricionista é fundamental nesse processo para promover a mudança de comportamento e assegurar a devida alimentação. Assim, nós, nutricionistas, cumprimos nosso papel na promoção da saúde da população, o que resultará numa sociedade mais justa, consciente ambientalmente e mais saudável.
A campanha nacional, iniciada no Dia da Saúde e Nutrição – 31 de março- prossegue até 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação. Os CRN realizarão diversas atividades que precisam do engajamento dos nutricionistas e dos técnicos, que deverão mobilizar os empresários, a academia, as entidades, as instituições de ensino e a sociedade civil organizada, bem como com a população em geral para que os objetivos e a mair visibilidade da campanha sejam alcançados.
Contamos com todos vocês no engajamento dessa campanha!

Rosane Maria Nascimento da Silva
Presidente do CFN

Nenhum comentário:

Postar um comentário