terça-feira, 27 de julho de 2010

Por uma vida mais insossa


Hoje analisando uma embalagem de Batatinha (salgadinho), na tabela de Informações Nutricionais tinha que uma porção de 25 g fornece: 170mg de Sódio, valores diários com base em uma dieta de 2000kcal ou 8.400kj. Bem claro e em ambos os lados. Dai pensei nossa quantas pessoas comem sem nem ler essas informações e mesmo assim lendo não entendem muito o que eles querem dizer. Resolvir vim aquii falar, como eu não posso parar todo mundo que vai comprar esse e outros demais produtos rico em sódio, passo aqui e faço um pouquinho a minha parte como Nutricionista.

A OMS recomenda-se 6g de sal de cozinha por dia (2.400mg de sódio) Limite. Nos consumimos o DOBRO, afinal em uma pesquisa recente adicionar um tablete ou uma porção de tempero a sua comida caseira pode significar a ingestão de 25% até 75% da quantidade diária de sódio recomendada para uma dieta saúdavel de 2000 calorias. Veja bem como é alto esse percentual encontrado.
O abuso do Sal é uma das maiores ameaças a saúde perto dele até a gordura se salva dependendo do tipo..No caso do Sal não há alívio. Com o excesso o que vem crescendo é os casos de Hipertensão e outras doenças cardiovasculares.
Porisso a OMS esta querendo reduzir a ingestão diária para 5 gramas o que equivale a uma colher de sobremesa.

O maior descontrole nesse consumo é a utilização de Alimentos Indústrializados, até mesmo Dietéticos. O que faz necessário é uma maior atenção na compra desses produtos que facilitam muito na correria do dia a dia, mais pra que tanta pressa se desse jeito que levamos a vida será curta e dolorosa!!

Ah, o Sódio ele é essencial sim principalmente porque ele ajuda na absorção intestinal da glicose e de outras substâncias; distribuição de líquidos dentro e fora das células. O mineral ajuda ainda na transformação e recebimento de impulsos neurológicos. Por outro lado, sua eliminação ocorre através dos rins.Quanto maior sua ingestão, maior será a liberação na urina. Isto é, o rim terá que filtrar mais sangue por minuto para tentar livrar o organismo do excesso. E fica sobrecarregado. Além disso, pode ocorrer desidratação celular, prejudicando funções do cérebro.

Fiquem atentos pois os rótulos hoje em dia são completos, o ideal é optar por alimentos naturais e temperos frescos, pois o SAL não dar sabor ele so SALGA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário