quinta-feira, 15 de julho de 2010

Porque consumir?


A beterraba é uma raiz tuberosa rica em açúcar, proteínas, vitaminas A, B1, B2, B5, C, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês. É um vegetal doce que se destaca pela sua riqueza em ferro, tanto na raiz quanto nas folhas, sendo capaz de auxiliar contra a anemia ferropriva. Sua vitamina C é potencializada por sua ação antioxidante, mas a maioria dos especialistas defende que a vitamina C da beterraba é metabolizada apenas quando consumida crua. Dentre seus benefícios pode-se destacar também o combate contra a perda excessiva de líquidos, problemas no baço e no fígado, prisão de ventre e outros. Em condições naturais, a beterraba se conserva por até uma semana, se estiver em local fresco. Na geladeira, pode ser mantida por até 15 dias, embalada em saco plástico perfurado. Se for guardada já descascada, ralada ou picada, sua durabilidade será reduzida a três ou quatro dias, devendo obrigatoriamente ser conservada em geladeira, dentro de saco ou vasilha plástica.
A ameixa preta é uma fruta que contém vitaminas A, B2, B3, C, K, B6, magnésio, cobre, potássio, ferro e fibras. Dentre suas propriedades destaca-se o sorbitol, açúcar que estimula o intestino, fazendo com que este funcione com mais facilidade. A ameixa preta deve ser consumida fresca, pois assim mantém todas as suas propriedades.

Caqui fruta rica em cálcio, fósforo, sódio vitamina A, B1 e B2 o caqui contribui para a manutenção da saúde da pele, unhas e cabelos, promovendo o crescimento, a cicatrização e aumentando a resistência às infecções. Apresenta antioxidantes que podem retardar o envelhecimento e prevenir a aterosclerose, diabetes e câncer.
Tipos:

- Caqui Rama Forte: coloração vermelha, polpa de consistência mole e gelatinosa;
- Caqui Taubaté: coloração vermelha e polpa de consistência mole;
- Caqui Guiombo (tipo chocolate): alaranjado e de consistência firme;
- Caqui Fuyu: alaranjado e de consistência firme.


Fruta rica em carboidratos, vitaminas A, B e C e minerais como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, sódio e potássio, a uva apresenta flavonóides que aumentam as taxas de colesterol bom (HDL) e ajudam a inibir a produção de substâncias responsáveis pelo enrijecimento das artérias, prevenindo infartos. Capaz de dilatar as artérias e, consequentemente, reduzir a pressão sanguínea, apresenta aproximadamente 20 antioxidantes diferentes que funcionam em conjunto para combater os radicais livres. Os antioxidantes encontram-se na casca e nas sementes e, quanto mais vibrante for a cor da casca, maior o seu poder benéfico.
Consumir uvas brancas ou verdes não possui o mesmo efeito, pois não apresentam os flavonóides encontrados nas uvas pretas e rosadas. Deve-se dar preferência para o consumo da fruta fresca e não para a ingestão de sucos ou vinhos, pois estes apresentam açúcares e álcool.
Características:
- Antienvelhecimento;
- Combate doenças cardiovasculares;
- Previne o câncer;
- Combate dores articulares;
- Previne Alzheimer.
Aproveitem e faça um belo prato repleto desses alimentos...

Um comentário: