terça-feira, 6 de março de 2012

NUTRIÇÃO ESPORTIVA


É a área que aplica a base de conhecimentos em: nutrição, fisiologia e bioquímica no esporte e atividade física. Os principais objetivos da nutrição esportiva são promover saúde; melhorar o desempenho e otimizar a recuperação pós-exercicio.  

A nutrição esportiva é uma área acadêmica intimamente relacionada ao curso de Educação Fisica e ao curso de Nutrição (Lolo et al., 2004[1]). A alimentação é responsável por manter nossa produção de energia estável de maneira a possibilitar todas as reações orgânicas em nosso corpo e fazer com seja possível crescermos. Nosso corpo é estruturado basicamente por água, proteínas, gordura e minerais, e esses componentes precisam ser fornecidos ao organismo pela alimentação.
Dessa forma a nutrição esportiva pode auxiliar um programa de exercícios  com finalidade especifica, seja para a melhoria da saúde (por exemplo: emagrecimento) ou aumento de força.
Atualmente a nutrição esportiva é considerada por alguns autores como o segundo fator que mais, influencia o desempenho de atletas, sendo o primeiro fator o treinamento. Obviamente depende-se da modalidade esportiva em questão, para a maratonista a nutrição esportiva é muito mais importante que para um atleta de tiro com arco. Neste caso, a psicologia esportiva provavelmente será o segundo fator mais importante.
Por apresentarem mais massa muscular, os atletas têm um metabolismo basal de cerca de 5% maior do que os sedentários. Devido ao treinamento, para uma mesma carga, um treinado tem um gasto menor de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário