terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Técnica de cozimento nº 2


O FEIJÃO
Não se deve deixar o feijão de molho para apressar seu cozimento no dia seguinte: fica esbranquiçado, o que torna seu aspecto desagradável. Há pessoas, porém, que não dispensam esse sistema: nesse caso, é aconselhável que lavem muito bem o feijão antes de colocá-lo de molho e, no dia seguinte, cozinhem-no na própria água em que pernoitou, para que não perca o sabor.


Para engrossar o feijão depois de cozido, costuma-se esmagar alguns grãos co uma espumadeira; processo mais cômodo e mais rápido, contudo, consiste em esmagá-la com o batedor de carne (de madeira).

Quando o feijão queimar, deve-se mudá-lo rapidamente para outra panela e juntar a ele uma cebola inteira cm casca, só lavada. Depois leva-se novamente o feijão ao fogo.
Algumas vezes o feijão “pega” no fundo da panela, ficando com gosto desagradável. Para remediar o mal, toma-se um pouco desse mesmo feijão que “pegou” e vai-se girando-a, durante alguns momentos. Depois dessa operação, muda-se o feijão para outra panela e o gosto de queimado desaparece completamente.
Escolha e lave o feijão. Leve ao fogo em uma panela com água e um pedaço de toucinho defumado. Quando estiver cozido, tempere do seguinte modo:
Uma frigideira com azeite quente, junte bastante cebola picada, alho cortado miúdo, folhinha de louro e sal. Deixe dourar junte ao feijão. Esmague um pouco e deixe no fogo mais alguns minutos para apurar o sabor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário