sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Perfil dos alimentos processados

A ANVISA A Agência Nacional de Vigilância Sanitária anunciou na última quinta-feira (18) o estudo "Perfil Nutricional dos Alimentos Processados". O levantamento verificou a quantidade de sódio, gordura saturada, gordura trans e açúcares em mais de 20 categorias de alimentos industrializados.
Segundo a Gerente Geral de Alimentos, Denise de Oliveira, o estudo monitorou os alimentos de maior consumo, principalmente pelo público infantil. A especialista justificou a escolha citando dados do IBGE que mostram o aumento de peso das crianças brasileiras. Em 2009, uma em cada três crianças, na faixa de 5 a 9 anos, estava com sobrepeso, sendo que a obesidade atingiu 16,6% dos meninos e 11,8% das meninas.
 Entre os alimentos pesquisados, o macarrão instantâneo apresentou a maior quantidade de sódio. Algumas marcas têm mais que o dobro da quantidade máxima do mineral recomendada para o consumo diário. A variação de sódio entre as marcas também é grande, chegando a 7,5 nos macarrões instantâneos e a 7,2 nos temperos.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Efeito Sanfona


Muitos já devem ter ouvido muito essa frase 'Efeito Sanfona' o famoso emagrece-engorda-emagrece-engorda. Que causa muitos danos à saúde e também provoca celulite, estrias e envelhecimento da pele.

A oscilação de peso igual ou maior que quatro quilos é chamado de efeito sanfona. “Uma vez que você atinge um determinado peso, ele não quer deixar de sair, então o organismo tenta ao máximo voltar para aquilo.

Você mesmo já deve ter passado anos fazendo aquelas  dietas malucas que os amigos, vizinhos e conhecidos ensinaram, até perdeu os quilinhos indesejados, mas, quando parava em uma semana ganhava tudo novamente.

Agora entenda um pouco como o nosso corpo reage a estas mudanças constantes e saiba o que fazer para manter o peso:
Não é só impressão. As células gordurosas produzem a leptina, hormônio que informa ao cérebro que os estoques de gordura estão preenchidos. Quando há uma perda de peso significativa os níveis de leptina diminuem e o cérebro entende que é preciso comer mais para repor a quantidade de gordura no organismo. 
Nas dietas muito radicais o estômago também produz mais grelina, o hormônio da fome.
O organismo precisa de um tempo para se acostumar com o novo peso, em média um mês para cada quilo perdido, então, nunca abandone a dieta radicalmente logo que alcançar o peso ideal.

A pele sofre muito com isto, porque esta distensão e a recuperação daquela forma esticada vai causando estrias, dificuldades de circulação e o aspecto da pele piora causando um aspecto de envelhecimento precoce.

Confira os dez mandamentos que evitam o efeito sanfona: 

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Acne

Aquele ser indesejado que aparece no corpo sem pedir licença, conhecido como acne é um problema multifatorial mais presente na fase da adolescência na época de maior produção ou desequilíbrio hormonal, até a menopausa. Alimentação ajuda fornecendo nutrientes  que atuam no reparo das estruturas celulares, que diminuam a inflamação e a produção de sebo. Veja as dicas:

  • Consuma alimentos fonte de ácidos graxos (gorduras) monoinsaturados, com alto poder antiinflamatório e antioxidante. Você pode optar por abacate, azeite de oliva extravirgem, óleo de canola;
  • Evite alimentos que contenham açúcar branco ou farinha refinada: bolos, doces, balas, doces, refrigerantes, sorvetes, biscoitos etc.

Ômega-3


Alimento funcional é aquele alimento ou ingrediente que além de possuir todas as funções nutricionais básicas, produz também efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, devendo ser seguro para o consumo sem precisar de uma supervisão médica. A eficácia e a segurança do consumo desses alimentos deve sempre ser asseguradas por estudos científicos.
Desta vez vamos falar do Omega-3 com a depressão. Segundo um artigo publicado na revista Biological Psychiatry, por um grupo do departamento de psiquiatria da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, foi constatado que o Omega 3 é um dos nutrientes que ajuda a reduzir os sintomas relacionados a depressão .
Esta função do Omega-3 está ligada a ação deste nutriente nos neurônios, que são as nossas células nervosas. Segundo o especialista Silvio Laganá, "O Omega-3 faz com que a membrana celular que reveste os neurônios tenha fluidez, ela não deixa endurecer essa membrana. No caso das gorduras saturadas ( da carne, do leite e dos queijos), ela favorece o endurecimento dessa membrana, o que não é bom pois ela vai dificultar a passagem de informação através do neurotransmissor, que fica bloqueada, e isso pode favorecer a depressão, explica o especialista".

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Fica a dica

Estudos recentes descobriram que jovens entre 20 a 30 anos, já apresentam pressão arterial elevada devido a falhas na alimentação na infância. Se reduzirmos a quantidade de sal consumida por adolescentes em 3 gramas ao dia, poderia levar a uma diminuição significativa do número de adolescentes com hipertensão e também o números de adultos com problemas cardíacos em um futuro próximo. A Hipertensão aterial ou pressão alta quando controlada previne a predisposição de desenvolver derrame e ataque cardíacos. 
No entanto a intervenção na alimentação durante a infância é mais que fundamental, faz-se necessária observar e limitar pois a quantidade de consumo de alimentos industrializados, fast-foods e enlatados  está muito acima do permitido, deve expressamente ser moderado do cotidiano de crianças e adolescentes. 
Atenção nos rotúlos nos alimentos.

sábado, 20 de novembro de 2010

Café Gelado

Quando chega o verão o calor aumenta, a umidade incomoda, mas para manter o ritmo precisamos de energia. Com isso vamos conhecer uma dica de bebida que a muito tempo faz a cabeça dos nova iorquinos e esta dominando o Brasil.
O Café Gelado é uma delicia e muito bom para os dias mais quentes, saiba que não tem nada haver com o novo típico cafezinho.

Como fazer-lo em casa:

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Sexta-Feira a DIVA da Semana


Ta pensando em sair hoje? ou viajar no find semana prolongado? Sabe-se que esses dias de sol e folga = a muita bebedeira. Então o que fazer para não ter ressaca?

Por que temos ressaca?
A ressaca é a intoxicação do nosso corpo pelo álcool.
Os sintomas representam a agressão sofrida em várias áreas do nosso organismo, como estômago e cérebro.
Outro efeito importante do excesso de álcool é a desidratação que aumenta os efeitos da ressaca sobre os órgãos do corpo.

Misturar bebidas (destilados com fermentados) piora a ressaca?
O que acontece quando se mistura os dois tipos de bebida é que fica mais fácil perder a noção de quanto de álcool já foi bebido. As bebidas destiladas tem um teor maior de álcool.

Existe bebida melhor que outra pra não ter ressaca? (destilados dão menos que vinho, que dão menos que bebidas doce, com leite condensado, por exemplo)
 As bebidas atingem os órgãos do corpo de forma diferente, o estômago por exemplo pode sofrer mais com uma doce do que com uma bebida pura, mas depende de cada um.

Quanto mais constantemente se bebe, menos ressaca se tem?(Exemplo:  quem bebe todo dia, acaba se acostumando?)
O álcool, após entrar no corpo precisa ser metabolizado, ou seja, transformado em outras substâncias no fígado. Existem variações entre as pessoas quanto a capacidade de processar o álcool. As pessoas que bebem constantemente são aquelas em que o corpo agüenta aquela carga de álcool sem reclamar muito.
Por que temos tanta vontade de comer coisas gordurosas na ressaca? E pode ou só piora?
O corpo pede a reposição de energia, a forma mais comum é a glicose que vem do açúcar.
Como a mucosa, o tecido que recobre o estômago, costuma estar irritado pelo excesso de álcool o ideal é evitar as comidas gordurosas.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

TPM

Veja o que comer para ansiedade, irritabilidade e insônia (provocada pela elevação do estrogênio e redução do progesterona): Tensão Pré Menstrual


Alimentos ricos em magnésio: abacaxi, camarão, vagens, castanhas, nozes, cenouras, folhosos verde-escuros e alimentos ricos em zinco: camarão, carne suína, gengibre, alho, nozes, centeio; 


Para aumento do apetite, com voracidade por doce ou chocolate, dor de cabeça e fadiga (baixos níveis de magnésio): alimentos ricos em magnésio e carboidratos complexos e integrais;


Para congestão dos seios, edema de face e inchaço abdominal (pela elevação da aldosterona): alimentos ricos em vit. B6 (controla o excesso de aldosterona): banana, arroz integral, batata, salmão, lentilha e alimentos ricos em potássio: feijão, espinafre, banana, água de coco e tomate;




Evitar


·Sal: embutidos, enlatados, salgadinhos, charque, industrializados;
· Cafeína: café, chá mate, chá preto, refrigerantes à base de cola e guaraná;
· Excesso de doces (biscoitos recheados e amanteigados, bolos, tortas, doce de leite (contém sódio) e chocolates);
· Omitir refeições.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Alimentos na Menopausa



'Menopausa' essa palavra é um pouco temida por nós mulheres que não chegamos ainda a essa fase, e tão bem acolhida naquelas que  cairam a fundo e não se sentiram intimidadas. O lado bom que acabou a TPM e
pra quem já chegou la e pra quem ta chegando é bom lembrar que, em todas as fases das nossas vidas temos que cuidarmos do nosso corpo, mente e alma. Afinal as mudanças são evidentes e aquele calor, surtos de mau humor, dificuldade pra dormir e o envelhecimento da pele que torna mais claro agora. 
Sendo assim deve-se procurar dar atenção  na alimentação. Vamos la ver quais os alimentos ideiais para essa fase da vida...Estou aqui pra isso!!!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O que sabemos sobre as fibras

Há muitos anos atrás, eram consideradas uma fração inaproveitável da dieta. Isto porque elas passam pelo trato digestivo sem sofrer metabolização, ou seja, saem da mesma forma que entram, assim, consideravam que elas "não tinham fins nutricionais". Bacana isso não é?
Pois atualmente já se sabe que as causas de muitas doenças estão relacionadas à baixa ingestão de fibras.

Doenças como:
Hipertensão, pertubações cérebro-vasculares, obesidade, hemorróidas, colite ulcerativas, diverticulites, câncer do intestino, colesterolemia, artrite rematóide, etc...

Definição:
Considera-se fração fibra dieta, o conjunto de componentes de alimentos vegetais que resistem a hidrólise (quebra pela enzimas do sistema digestivo). Tais residuos alimentares não digeridos e absorvidos não apresentam valor calórico, passam para as fezes, nas quais, não são encontrados quantitativamente, em consequência de eventual fermentação e degradação no intestino grosso.

Rapidinha



Verdades sobre o chocolate: não causam espinhas, dores de cabeça, cáries ou hiperatividade. E o que é mais importante: não vicia. O chocolate não possui nenhuma substância que possa causar um vício. A maioria das pessoas que consomem chocolate diariamente apreciam a textura e o sabor do alimento, que se for consumido com moderação pode fazer parte de uma dieta saudável e saborosa.Os fitoquímicos do chocolate também parecem relaxar e dilatar as veias sanguíneas diminuindo o risco de trombose, já que as plaquetas podem circular livremente. Em um estudo conduzido pela escola de medicina da Universidade Jonhs Hopkins, o Dr. Kris-Etherton revelou que o chocolate teve o mesmo efeito do consumo diário de aspirina, porém sem os efeitos gastrintestinais negativos. O cacau também confere benefícios ao sistema imune reduzindo o risco de artrite e outras doenças auto-imunes. O chocolate também diminuiu os níveis de glicose no sangue e aumentou a sensibilidade à insulina, reduzindo o risco de diabetes. Tipicamente o chocolate amargo ou o meio amargo contém mais flavonóides do que os chocolates com leite por isso as indústrias estão estudando meios de preservar os flavonóides durante o processamento.

O que consumir?



Conhecer pessoas hoje se tornou muito fácil devidos aos meus de comunicação que facilita a aproximação porém ir além e conhecer alguém que tenha os níveis elevados de colesterol no sangue, vulgo colesterol alto, também não é mais difícil principalmente aquele que vive fazendo tudo que é dieta que encontra pela frente. Com esses problemas cada vez mais comum na vida dos brasileiros hipercolesterolemia (colesterol elevado) pode ser tratado se voce ficar atento à algumas dicas importantes, como:



Para redução do Colesterol

  • Diminua o consumo de gorduras aterogênicas saturadas (ácido láurico do óleo de coco, ácido mirístico das gorduras animais,  ácido palmítico do leite e do dendê);
  • Suma com os ácidos graxos trans (gordura parcialmente hidrogenada) da sua dieta. Estas gorduras elevam o LDL-c e reduzem o HDL-c (conhecido popularmente como colesterol bom). Evite portanto margarinas, molhos para salada industrializados, sorvetes, chocolate ao leite, pães recheados, maionese, cremes para sobremesas e óleos para fritura industrial;